O que fazer com a Arena da Amazônia depois da Copa?

@Cynthia Blink entrevista @Reginaldo Lima

Dada a localização de Manaus, entre a América Central e a América do Sul, o estádio é propício para partidas como Libertadores feminina, Copa Sul-Americana, Sub-20, Sub-21, Copa do mundo de futebol feminino, Copa Coca-Cola, amistosos Amigos do Ronaldo vs Amigos do Zidane. Além disso, é perfeitamente possível criar um troféu ‘Arena da Amazônia’ e trazer times europeus para partidas amistosas”

regis

Reginaldo Lima, diretor de marketing na empresa Soccer Sport International/Foto: Juan Jimenez

Responde Reginaldo Lima, radialista amazonense que também é diretor de marketing na empresa Soccer Sport International, situada em Madrid (link). Ele está em Manaus e  concedeu uma entrevista exclusiva ao Manauara falando das possibilidades da Arena da Amazônia para que ela não se torne, de fato, um “elefante branco”.

Sobre trazer times europeus

Num período de pós-temporada na Europa os times europeus poderiam jogar aqui (em Manaus). Isso é perfeitamente viável e altamente rentável. É um evento que se paga sozinho, pois promove o turismo,  atrai  patrocinadores e também se ganha com direito de imagens, porque quando um time como Real Madrid entra em campo as emissoras de televisão do mundo inteiro querem transmitir, ainda que seja um amistoso.

Existe interesse dos times europeus, como o Real Madrid, de jogar na Arena da Amazônia?

Sim. Não apenas o Real Madrid, mas também o Atlético de Madrid, Barcelona, Paris Saint Germain… Qualquer time europeu de potência pode vir perfeitamente jogar um amistoso na Arena da Amazônia. Eles fazem isso todos os anos, vão para outros países jogar amistosos porque é rentável para eles também.

Ronaldo e Reginaldo Lima no final da série Medida Certa, no Fantástico

Segundo Reginaldo Lima é possível trazer jogos como os amistosos Amigos do Ronaldo vs Amigos do Zidane

 

E quanto a toda polêmica em torno do clima da cidade ser um empecilho para os jogadores ?

Não é verdade. No mundial de 1994, nos EUA, os estádios estavam em cidades onde fazia um calor imenso, além das distâncias enormes. O futebol não tem um lugar bom para jogar. Pode ser na neve ou no deserto do Saara. Futebol é um esporte que se pode jogar em qualquer estação e por isso ele é um sucesso mundial.

E quanto ao valor do ingresso para os amazonenses frequentarem o próprio estádio?

Os amazonenses poderão e deverão ir à arena, por isso a colaboração dos patrocinadores.

Como melhorar o futebol local e não depender apenas dos times europeus?

Essas partidas amistosas seriam  com um “combinado” local que obviamente seriam vistos por técnicos do mundo inteiro, pela televisão, e que poderiam ser vendidos posteriormente para times europeus de acordo com a qualidade que eles demonstrassem dentro de campo. E isso também acarretaria benefícios econômicos para os clubes locais e consequentemente rentabilizaria o estádio e os times daqui.

Reunião na FEF com o vice-presidente da FIFA Angel Maria Villar, em dezembro de 2011

Reunião na FEF com o vice-presidente da FIFA Angel Maria Villar, em dezembro de 2011

Como os times amazonenses conseguirão lotar o estádio?

Os times locais precisam de um trabalho de marketing. A partir do momento que a população sabe que seu time vai jogar contra um grande time europeu, os times locais se preparam melhor para competir com um rival tão poderoso e passam a ser acompanhados pelos torcedores, que lotarão o estádio.

Sobre realizar shows na Arena da Amazônia?

Fazer shows no estádio não é viável, estraga o gramado. Em um clima tropical recuperar o gramado é difícil. O melhor é investir em eventos de futebol.

Um estádio para ser rentável ele tem que ser como o de Wembley, na Inglaterra. Que tem um campeonato, que não é nada de outro mundo, mas é muito rentável. Porque é mítico. E a Arena da Amazônia tem as mesmas características de marketing que tem o Wembley, por exemplo. A Arena está num lugar muito interessante para o mundo inteiro, muitos times gostariam de vir jogar aqui. Basta criar um troféu Arena da Amazônia para que viessem competir.

Poucos estádios de futebol no mundo merecem tanto o título de "templo sagrado" como Wembley

Poucos estádios de futebol no mundo merecem tanto o título de “templo sagrado” como Wembley/Foto: Divulgação Google

Quem criou a ideia de que a Arena da Amazônia seria um “elefante branco”?

Os jornalistas do sudeste e do sul.

Por quê?

Porque eles tem interesse que isso realmente aconteça. O argumento deles é que nós não temos um histórico de futebol importante e nós temos clubes centenários no Amazonas. A verdade é que falta profissionalismo, mas não é verdade que o Amazonas não tem história no futebol. O sudeste tem um preconceito histórico com o Amazonas, mas é um erro deles. Agora, a Arena pode vir a ser um “elefante branco” sim, se não houver o trabalho de marketing adequando. Manter um estádio é muito caro.

Os jornalistas do sul e do sudeste tem razão quando dizem que a Arena da Amazônia pode ser um “elefante branco”, os deles são. Julgam que somos como eles. O que falta realmente é que a Arena da Amazônia tenha marketing adequado e profissionais capacitados para administrar o estádio, para que o custo mensal do estádio possa ser coberto com eventos e, principalmente, com eventos de futebol, que foi para isso que ele foi construído.

Existem vários campeonatos que se podem trazer para Arena da Amazônia, porque ela tem um apelo de marketing mundial muito importante, basta saber administrar isso corretamente. É possível trazer a Copa Coca-cola, por exemplo, e muitos outros. Manaus está muito bem situada e tem voo direto para Lisboa, para Miami, é preciso saber aproveitar essa oportunidade.

Obrigada, Reginaldo Lima.

À disposição.

arena da amazôniaEncontre Reginaldo Lima:

Clique aqui para entrar no Twitter / Clique aqui para entrar no site Soccer Sport International



  • Guest

    Infelizmente muitos amazonenses comprar essa ideia de que o nosso Vivaldão será um elefante branco. Coisa longe de acontecer. Já esqueceram dos últimos jogos no Naça na copa do Brasil? Faltou espaço para tanta gente.

  • Leumas

    Vergonha de ser amazonense e torcer para o flamengo depois de assistir esse vídeo.

    • Augusto Sales

      concordo plenamente com leumas, pois apesar de não ser amazonense fico puto em ver os caras torcendo mais para os times de fora do que os das terras temos q mudar essa cultura, podemos ser até simpatizante, porem tocerdor tem q ser do time da nossa TERRA

  • Guest

    Quem vai pagar para trazer o Real Madrid, Barcelona, PSG?
    O Governo do Amazonas ou a Prefeitura de Manaus?

    • Cynthiablink

      Olá Caio. Então, acredito que essa pergunta fica respondida na questão “Existe interesse dos times europeus, como o Real Madrid, de jogar na Arena da Amazônia?”. De qualquer forma, faço sua pergunta quando eu puder entrevistar o Reginaldo Lima novamente. Obrigada!

  • Gabriel Franco de Sá

    Utopia

  • Fernandes Sales

    Torço muito que os moradores prestigiem os times locais e só assim serão respeitados pelos cariocas e paulistas.
    Boa sorte pra vcs e ame os times locais que vcs podem assistir o ano todo.

  • Caio Pimenta

    Cynthia, na verdade, era isso o que eu queria dizer no meu comentário anterior: http://deixaeufalardefutebol.blogspot.com.br/2014/01/arena-da-amazonia-conversa-para-depois.html

Manauara © 2014 Alguns direitos reservados

Designed by WPSHOWER

Powered by WordPress